terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como Agem Os Alucinógenos


Além da divisão dos alucinógenos em naturais e sintéticos, é possível dividi-los em derivados da feniletilamina (como mescalina e ecstasy) e derivados da triptamina (como LSD, DMT e psilocibina). Os derivados da triptamina se ligam seletivamente aos receptores de serotonina na superfície externa dos neurônios, mimetizando os efeitos desse neurotransmissor. As feniletilaminas têm afinidade pelos receptores de dopamina e com as anfetaminas, embora se liguem em menor grau aos mesmos locais em que atuam as triptaminas.
Entretanto, é importante ressaltar que apesar dos efeitos alucinógenos causados pelas drogas, como as distorções visuais, auditivas, sinestesia, etc., o usuário geralmente tem consciência de que seu distúrbio é induzido pela droga.
O LSD atua sobre vários tipos de receptores de 5-HT (5-hidroxitriptamina, ou também chamado de serotonina) no sistema nervoso central. Ele inibe os neurônios que contem 5-HT nos núcleos da rafe (rafe é a prega que une as duas metades do tronco cerebral, e os núcleos da rafe são regiões que sintetizam serotonina), atuando como agonista sobre os auto-receptores inibitórios dessas células. Entretanto, a ação da mescalina aparenta ser diferente, atuando principalmente sobre os neurônios noradrenérgicos.     
Os principais efeitos dessas drogas são de caráter subjetivo, dependendo do local onde a droga foi usada, o estado psicológico do usuário no momento, as pessoas com quem ele estava, etc.    
Já no caso do ecstasy e da mescalina, os efeitos são uma combinação entre as propriedades estimulantes das anfetaminas e as propriedades alucinógenas dos psicomiméticos (como o LSD). Entretanto, no caso dessas drogas (classificadas como alucinógenos feniletilamínicos), elas atuam sobre: o sistema 5-HT (o mesmo do LSD), produzindo os efeitos alucinógenos; o sistema dopaminérgico, dando a droga seu efeito reforçador, e caracterizando-a como droga com um potencial de abuso; o sistema noradrenérgico, atuando sobre suas ações simpáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário